O Saudoso Beto e o Futebol na Rua.

  
BETO, de camisa vinho, acima, numa rara foto de nossos arquivos. 

 Foi há muito tempo atrás, numa galáxia muito distante...,amigos dedicados se reuniram para criar o futebol de rua, no longínquo Piauí. Eram jogos maravilhosos, a verdadeira essência do futebol de rua. Muitas amizades foram feitas, nas centenas de peladas feitas no asfalto, fizesse chuva ou sol, passasse carro ou não. Também haviam as brigas, mas no fim tudo terminava bem. E foi nesse pequeno universo adolescente que conhecemos Beto. Uma figura carismática e que fazia amigos com muita facilidade. Vindo do interior do Piauí, com seu jeitão descolado e sotaque característico, logo ganhou a antipatia de um certo Paulo Henrique. Além de rivais, viraram inimigos, dentro e fora da rua.

  "Não entendo porque o Paulo é assim! Não tenho nada contra ele.", Disse Beto na época. E com o tempo, a rebeldia e inconstância de Paulo deram lugar a uma grande amizade com Beto, até que um dia, o destino quis que o jovem rapaz, de vida intensa, perdesse a vida num estúpido acidente de carro. E que ironia! Tão perto do lugar onde transformávamos todos os dias os asfalto negro, num lugar de grande felicidade e amizade. Não importava quem ganhava ou perdia.
   Uma tristeza muito grande atingiu a todos. Ninguém podia acreditar que ele tinha nos deixado. Uma tristeza insuportável afastou a todos da rua. Olhar para a mesma lembrava ele, e ninguém conseguia mais jogar. Alguns se afastaram para sempre. Mas Paulo não. Como se estivesse destinado a algo muito maior, incentivou e levou a galera ao esporte novamente. E finalmente, dia 23-06-1994, nos fundos de uma garagem de caminhões, onde o próprio Beto trabalhara com Paulo, nasceu PH Champions Futebol de Rua. Lá aconteceu o primeiro torneio. Mas não em homenagem a Beto. Apenas no 2º torneio, na rua, já em 1995, foi feita a "Copa Beto". Justo em uma das avenidas onde mais jogávamos. Onde ele deixou saudades.
    Ele mereceu. Claro, todos os que estão vivos até hoje. Mas a perda é mais sentida, e todos queriam homenageá-lo. E foi apenas um dos inúmeros torneios feitos até hoje. Naquele dia, ninguém imaginaria que fôssemos tão longe.
    A esse cara, que ajudou a criar esse pequena instituição, que faz amigos por onde passa,em quase 23 anos de estrada, nosso muito obrigado! O legado que ele deixou, que foi o do amizade, é a maior bandeira que PH Champions carrega. Deus o tenha num lugar especial.  

Comentários

  1. No futuro falaremos mais sobre ele. Como nessa época não existiam torneios, apenas peladas, contaremos os "causos" do futebol de rua.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo de 23 anos de torneios PH Champions pelo Brasil.

Herbert,o Rei da Letra

Todas as Artilharias dos Torneios Piauienses.